Postagem

1º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC é realizado em Criciúma

Na programação do Colégio de Presidentes esteve o lançamento da campanha de valorização da advocacia

O dia 5 de abril marcou o 1º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB Santa Catarina em 2024, que teve como anfitriã a cidade de Criciúma, no Sul do Estado.

Os trabalhos do dia foram abertos pela presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, junto ao presidente da Subseção anfitriã, Alisson Murilo Matos. Na ocasião, estiveram reunidos membros da diretoria da Seccional, presidente das Subseções da Ordem catarinense, autoridades Estaduais e Nacionais, advogados de Criciúma e região.

“Espero que nós tenhamos um excelente Colégio de Presidentes. Gostaria de dizer do meu orgulho de cada um dos senhores e das senhoras que representam quase 72 mil advogados do nosso Estado de Santa Catarina. Da mesma forma, dizer do meu orgulho em representar a Seccional catarinense. Serão dois dias de muito trabalho que traduzem muito bem nosso amor e compromisso com a advocacia de Santa Catarina e para com a Ordem. A presença de vocês é essencial para seguirmos fazendo muito mais”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

“A OAB Criciúma é um lugar de harmonia, de união, em que eu posso falar tranquilamente que nós temos uma Subseção unida,  com propósitos definidos em prol da advocacia do cidadão, alheios à validade e seguros. A realização deste Colégio aqui em nossa cidade se deu por iniciativa da nossa presidente, a qual permitiu que nós estivéssemos aqui, seguindo exemplos de outras gestões, proporcionando para a gente esse momento. Mas para que Criciúma fosse escolhida, eu precisava de um apoio das 10 subseções do Sul de Santa Catarina. Então, aos presidentes da Banca do Sul, muito obrigado. Esse nosso Colégio de Presidentes proporciona, para a nossa advocacia local, acompanhar debates e discussões relevantes para a advocacia e para a sociedade”, comentou o presidente da Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos.

“Aqui estão reunidas as lideranças da advocacia de Santa Catarina, a advocacia está concentrada no interior do estado. Recentemente, fizemos um levantamento pelo Conselho Federal e vimos que Santa Catarina tem a maior concentração de advogados no interior, são 70%da advocacia. Em nosso estado, comparado ao Colégio de Presidente das outras seccionais, aqui, nós realmente temos os porta-vozes dos advogados e advogadas do nosso estado”, ressaltou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.

“Neste Colégio de Presidentes, eu sempre concebo que cada um de nós representa não apenas uma Subseção, mas muito mais do que isso. Nós representamos a força e a voz coletiva da Advocacia Catarinense. E para falar da Advocacia Catarinense, neste momento, nós temos que falar de gratidão e conclamar pela união, para que juntos possamos ter um brilhante futuro pela frente. Por isso, quero agradecer a todos os presidentes e dirigentes aqui presentes pelo apoio incondicional e por acreditarem na nossa proposta da Caixa de Assistência”, ressaltou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.

Antes das deliberações e pautas do dia, o Colégio contou com uma linda apresentação da Orquestra Filarmônica Juvenil do Bairro da Juventude de Criciúma, que encantou todos(as) os(as) presentes.

Homenagem

Um ato de reconhecimento pelo trabalho realizado também fez parte do 1º Colégio de Presidentes das Subseções de 2024.

Na ocasião, o presidente da Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Mattos, junto à vice-presidente da Subseção, Rosana Guimarães, e à presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção, Fernanda Panatta, entregou à presidente Cláudia Prudêncio, ao vice-presidente do CFOAB, Rafael Assis Horn e à presidente da ACAFE, Luciane Ceretta, uma placa em homenagem a todo o trabalho realizado pelos líderes, em prol da advocacia e da educação de Santa Catarina.

Lançamento da Campanha de Valorização da Advocacia: #ValorizeADVSC

Pensando num fortalecimento e valorização ainda maior da advocacia catarinense, foi acolhido por unanimidade, entre todos os presidentes, o Lançamento da Campanha de Valorização da Advocacia: #ValorizeADVSC. A pauta foi apresentada pelo presidente da Subseção de Imbituba, Pierre Roussenq e pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

  • A Campanha #ValorizeADVSC tramitará por três importantes pontos de referência:

  • A importância de se consultar um advogado

  • A cobrança das consultas

  • E que o valor de um bom advogado se justifica em sua atuação e conhecimento jurídico

A partir destes pontos, serão levados por todas as Subseções do Estado, por meio de outdoors , redes sociais, jornais e rádios, o entendimento da sociedade a necessidade de uma maior valorização da advocacia de Santa Catarina.

“ Valorizar o advogado. Valorizar a figura do advogado. A importância do advogado em qualquer conflito, em qualquer solução, em qualquer problema que a pessoa encontrar na sua vida. O objetivo da campanha divide-se, em parte, em três tópicos: A importância de se consultar um advogado, a cobrança dessas consultas, o entender a importância de realizar uma consulta e o valor, que se justifica na própria atuação do profissional. O valor do advogado está no que ele faz, naquilo que ele pratica. Então, esses são os três pontos da nossa campanha, que iremos atuar em algumas frentes”, afirmou o presidente da OAB Imbituba, Pierre Roussenq.

“Essa Campanha se tornará mais um momento histórico, de união e de muito trabalho. Sabemos que, infelizmente, por diversas vezes, nossa profissão não é valorizada como deveria, esse é um dos motivos de porque devemos trabalhar de forma mais efetiva nesta Campanha. Vamos utilizar nossas redes sociais, outdoors , rádios e jornais locais  e o que pudermos para que a #ValorizeADVSC seja uma campanha que realmente fique gravada para a sociedade e  realize mudanças no dia a dia. Parabenizo ao presidente Pierre por essa pauta, que, sem dúvidas, será mais um grande sucesso, com grandes resultados”, enfatizou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

Assinatura de Memorando de Entendimento entre OAB/SC e TRE-SC

Devido ao ano eleitoral em que estamos, a Ordem apresentou no Conselho sua manifestação de preocupação para com a ocorrência de Fake News e assédios.

Desse modo, o Coordenador do Programa QUALIFICA – TRE-SC, advogado Willian Medeiros de Quadros, assinou, junto à presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, um Memorando de Entendimento para formalizar parceria para o desenvolvimento de ações de promoção à participação feminina, o combate à desinformação, ao assédio e à violência política de gênero, de forma a garantir um processo eleitoral de 2024 isonômico e mais participativo.

“Nós estamos aqui no dia de hoje, nesse movimento, nessa parceria, somando esforços na busca dessa efetiva participação, assinando este Memorando, entre a OAB Santa Catarina, aumentando ainda mais a interlocução entre as instituições, transformando essas instituições em uma só”, destacou o advogado Willian Medeiros de Quadros.

“É uma preocupação nossa, em se tratando da Ordem e de todos aqui presentes. Por isso, essa parceria com o TRE-SC chega em ótima hora. A partir deste Memorando assinado, trabalharemos juntos ao Tribunal Regional Eleitoral do nosso Estado, para um melhor e mais seguro ano de eleições municipais”, salientou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

Apresentação de Projeto para realização de Curso de Formação e aperfeiçoamento de Prerrogativas para a ESA/SC

Outra proposição levada ao Colégio tratou sobre o fortalecimento das prerrogativas da advocacia catarinense, aliando, ainda, o maior aprimoramento ao conhecimento.

O presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários da OAB/SC, Pedro Braga, apresentou a proposição de implementação de um Curso de Formação e aperfeiçoamento de Prerrogativas, a ser realizado pela Escola Superior de Advocacia da Seccional catarinense.  Entre os objetivos do Curso, está o de desenvolver habilidades para a defesa efetiva desses direitos no exercício da advocacia.

“Eu acredito que esse projeto vai nos fortalecer e trazer conhecimento, um dos pilares dessa gestão e com a ESA/SC. Então,  é um projeto que visa a aprimorar  nosso conhecimento. Por que implementar o projeto? Pois ele é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da advocacia de Santa Catarina, de valorizar nossos horários e nossas prerrogativas. Vamos precisar da colaboração e do apoio de cada um dos senhores aqui presentes, para fazermos mais um grande curso, cumprindo nossos propósitos de trabalho efetivo em prol dos(as) advogados(as) catarinenses”, reiterou o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários da OAB/SC, Pedro Braga.

Apresentação projetos Coordenadoria-Geral das Comissões e ESA/SC

Os números alcançados em 2022, 2023 e o planejamento para 2024 também foram destacados no Colégio pelo Diretor-geral da ESA/SC, Douglas Anderson Dal Monte.

Até abril deste ano, já foram realizados 17 cursos, 87 aulas, conduzidos por 92 professores, com a presença de 5.288 participantes. Estão previstas, ainda, as Jornadas da Advocacia no Vale do Itajaí (9 e 10 de maio); Região Norte (6 e 7 de junho); Região Extremo Norte (11 e 12 de julho); finalizando na Região da Grande Florianópolis (1º e 2 de agosto).

“Essa apresentação conjunta, decorre de uma determinação da nossa presidente, no sentido de que todos somos um só. As comissões têm os seus projetos, seus objetivos, assim como a ESA/SC, mas a determinação que recebemos é que esses objetivos sejam feitos em conjunto. Não é por outra razão que a gente tem conseguido ultrapassar todos esses números, todos esses recordes.”, salientou o Diretor-geral da ESA/SC, Douglas Anderson Dal Monte.

No âmbito da Coordenadoria-Geral das Comissões da OABS/C, o Coordenador, Pedro Cascaes Neto, ressaltou o Cronograma planejado para 2024, entre eles, todos os eventos que acontecerão mês a mês do Projeto Conecta, Grandes Eventos e Comissão em Foco. Todos os eventos apresentados pelo calendário  abrangerão todas as regiões de Santa Catarina, cumprindo o compromisso da atual gestão com o conhecimento de qualidade, levado a todos os cantos do Estado, a preços acessíveis.

“Este é o maior número da história da OAB Santa Catarina. E isso, na minha concepção, é a maior prova de pertencimento que a OAB/SC pode ter. É essa integração, essa compreensão de que a OAB é uma única Instituição, e que cada um de nós é parte desse todo que está fazendo esse sucesso estrondoso, essa quebra de recorde. Obrigado a todos os senhores que têm apoiado o trabalho das condições. Obrigado mesmo.”, comentou o Coordenador-geral das Comissões, Pedro Cascaes Neto.

“Para quem me conhece, sabe que o conhecimento e a educação são um assunto muito caro e muito importante. Este, é um dos pilares da nossa gestão e que nunca abrimos, nem abriremos mão. E não fazemos apenas eventos de qualidade, nós levamos eles a todos os cantos do Estado, a custo praticamente zero. Quero que minha advocacia do interior tenha as mesmas oportunidades da minha advocacia da Capital, o mesmo acesso ao conhecimento, para uma qualificação cada dia maior. Estamos fazendo história com nossas Comissões e com a nossa ESA/SC”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

Lançamento do X Congresso de Processo Civil de Florianópolis

Outra grande novidade apresentada no Colégio foi o lançamento oficial do X Congresso de Processo Civil de Florianópolis – Edição Comemorativa. O lançamento foi feito pelo Coordenador científico, Pedro Miranda e pela também Coordenadora científica do evento, Isabela Medeiros.

Neste ano, o Congresso acontecerá nos dias 8 e 9 de Agosto, em Canasvieiras, Florianópolis. Serão mais de 80 palestrantes reunidos para entregar o melhor em dois dias repletos de imersão jurídica e networking. O evento promete ser, mais uma vez, um grande sucesso da Ordem catarinense.

“Essa notoriedade que Santa Catarina assumiu nos últimos anos, na sua gestão especial, é reconhecida em todos os lugares. E eu queria começar parabenizando a sua gestão, toda a sua diretoria. E para esse ano, a 10ª edição do nosso Congresso de Processo Civil, voltaremos a fazer um grande evento, de referência nacional, aqui em Florianópolis”, comentou o Coordenador-científico da X Congresso de Processo Civil de Florianópolis, Pedro Miranda.

Para conferir a programação na íntegra e realizar sua inscrição, clique aqui.

Compuseram a mesa diretiva: Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC; Alisson Murilo Matos, presidente da Subseção de Criciúma; Clésio Salvaro, prefeito do Município de Criciúma; Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, tesoureira-adjunta da OAB/SC; Juliano Mandelli, presidente da CAASC; Pedro Miranda, Conselheiro Federal da OAB/SC; Luciana Manenti, Conselheira Estadual da OAB/SC; Luciane Ceretta, presidente da ACAFE; Liliane Pedroso Vieira, Procuradora-geral Adjunta do Município de Criciúma; Pedro Cascaes Neto, Coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Vanessa Barcellos, vice-diretora da ESA/SC; Luciane Mortari, presidente do TED da OAB/SC; Gilberto Lopes Teixeira, presidente do IASC; Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho do Sebrae em Santa Catarina; Mara Mello, presidente da ACAT; Elisângela Schappo Muniz, presidente da AACRIMESC; Pedro Braga, presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários; Mário Luiz Silva, Tenente do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Compartilhe:
Olá, como podemos te ajudar?