OAB-SC recebe homnagem da Alesc pelos 90 anos de atuação

Por Alexandre Back/AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta segunda-feira (7), uma sessão especial em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Santa Catarina (OAB-SC) pelos seus 90 anos de criação. A solenidade foi proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL) e reuniu lideranças políticas e representantes de poderes e órgãos públicos.

Na ocasião, também foram homenageados a presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio, e os dirigentes das 53 subseções da Ordem existentes no estado.

Na abertura, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou a OAB-SC como uma das mais antigas e atuantes seccionais da Ordem em todo o país, e que presta relevantes serviços no contexto social e na defesa das garantias constitucionais. “Quis o destino me agraciar com a presidência desta sessão tão nobre, que presta homenagem à classe à qual integro. Uma entidade quase centenária que muito contribuiu e vem contribuindo pelo estado democrático de direito, pela cidadania e pelo acesso à justiça.”

Ele também parabenizou a cada integrante da entidade, afirmando que  o Parlamento catarinense sempre estará junto à OAB na busca por uma sociedade “mais livre, justa e solidária”.

O deputado Ivan Naatz, que também atua como advogado, ressaltou o papel da OAB na defesa da categoria, ação que, de acordo com ele, mantém os advogados em equilíbrio de poder com os integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário

“Por isso a OAB sobrevive esses 90 anos, por isso ela cresce, por isso ela se destaca e tem essa credibilidade que todo catarinense deposita nela. 90 anos não é para qualquer um, para qualquer instituição. São 90 anos de uma vida em defesa de princípios, de pautas e de causas”, completou.

Falando em nome dos homenageados, Rodrigo Eduardo Soethe, que preside a subseção de Blumenau, destacou o trabalho realizado nas representações regionais da Ordem. Segundo disse, somente a subseção de Blumenau conta com aproximadamente 400 advogados, que integram diretorias, conselhos e comissões, e realizam atividades junto à sociedade.

“Se nós, presidentes, trouxéssemos aqui a esta sessão todos os que nos auxiliam, certamente não teríamos lugar para tanta gente. Então, em nome deles e de todos nós aqui presentes, é que agradeço esta homenagem.”

Na condição de presidente da OAB-SC, Cláudia da Silva Prudêncio afirmou que a entidade representa hoje quase 70 mil advogados em todo o território catarinense, por meio de 53 seccionais. Ela fez uma fala de agradecimento a todas as pessoas  que, por meio de trabalho voluntário, contribuíram para o desenvolvimento da seccional catarinense e a transformaram em referência nacional.

“Se hoje nós podemos gritar aos quatro cantos que nós somos exemplo para os outros estados é porque todos aqueles que nos antecederam fizeram por todos nós.  E hoje eu me sinto uma mulher privilegiada em poder usar desta tribuna e  agradecer em nome de todos aqueles que passaram pelo sistema OAB e que fizeram história, fizeram acontecer e que hoje nós podemos homenagear.”

Na mesma linha, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael de Assis Horn lembrou a fundação da seccional catarinense da OAB, em 1º de janeiro de 1933, em Florianópolis, pelos advogados Nereu Ramos, Edmundo Acácio Moreira, Pedro de Moura Ferro, João Bayer Filho e Affonso Wanderley Júnior.

“A OAB-SC é uma ideia plantada há 90 anos por brilhantes seres humanos, uma ideia que frutificou, uma semente que se tornou árvore, que juntamente com as demais seccionais deste país e suas subseções construiu nos âmbito dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, um arcabouço legal e jurídico único no mundo em proteção à advocacia e que tem no artigo 133 da nossa Constituição o reconhecimento expresso desta nossa profissão como indispensável à administração da Justiça.”

Personalidades homenageadas

• Cláudia da Silva Prudêncio