Em solenidade inclusiva, OAB Lages faz entrega de novas credenciais

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Lages, fez a entrega de novas credenciais a cinco novos advogados. A solenidade ocorreu na manhã de quinta-feira (29), na sede social da entidade, em Lages e, pela primeira vez, usou protocolos de inclusão, como a autodescrição dos participantes.

Vitória Pereira, de 27 anos, foi uma das advogadas a receber o documento. Ela é deficiente visual, começou a cursar Direito na Uniplac no ano de 2015, mas contou que o sonho de ser advogada vem desde que tinha 11 anos. “Sempre tive interesse pela justiça, assisti a documentários sobre o tema e queria entender e participar mais ativamente desse processo.”

A jovem advogada foi quem fez o discurso em nome dos colegas e destacou a importância do profissional do Direito estar, constantemente, atento às pessoas às quais necessitam de suas defesas. “Devemos estar, sempre, incansavelmente, lutando pelos direitos das pessoas. Porque não são apenas causas, mas as vidas dessas pessoas. Que possamos seguir nossas carreiras com honestidade e ética, honrando o texto constitucional, sem nos esquecermos, jamais, do que juramos aqui, hoje.”

O presidente Marco Antonio Souza Arruda destacou que Vitória é a primeira deficiente visual a receber uma credencial na Subseção de Lages e, por isso, o protocolo da solenidade foi pensado de maneira mais inclusiva. Também falou sobre a forma como a OAB trabalha a inclusão. “É um dia histórico para a nossa gestão e para a nossa Subseção. Sobre a inclusão na nossa instituição, é um desafio constante não só para a OAB, mas para o Poder Judiciário como um todo e a OAB estará vigilante, para que esses profissionais sejam recebidos com dignidade”.

Marco Arruda destacou que a OAB, tanto estadual quanto regional, tem uma comissão específica para trabalhar com as pessoas portadores de deficiências, além de projetos nesse sentido. E, na OAB SC, tem um núcleo que dá apoio e acompanha a carreira dessas pessoas.

A presidente da Seccional de Santa Catarina, Cláudia Prudência, comandou a solenidade. “Agora, vocês fazem parte do Sistema OAB e são profissionais da advocacia catarinense. O momento de entrega de credenciais é importante, sabemos que terão um futuro de muito sucesso, amor à profissão e comprometimento com a Justiça e a sociedade. Podem contar sempre com a nossa Ordem catarinense”, destacou.

“Somos todos, além de advogados e advogadas, uma grande família. A Subseção de Lages estará sempre pronta a ajudá-los neste início de profissão e o que precisarem”, concluiu o presidente da Subseção de Lages, Marco Antônio Arruda.