OAB faz homenagens a antigos e novos advogados da Serra Catarinense

“Vai ser uma noite histórica. Vamos receber os novos colegas advogados para a entrega das suas credenciais e homenagear aqueles que dedicaram a vida à advocacia e vamos conceder a medalha Florisvaldo Diniz. É uma noite de homenagens, mas é uma noite de muita gratidão, de agradecer àqueles que nos antecederam, que fizeram tanto pela nossa OAB de Santa Catarina, que completou 90 anos de história, no dia 1º de janeiro.”

Este foi o depoimento da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina, Cláudia da Silva Prudêncio; no início da noite de segunda-feira (3), enquanto aguardava o início da Cerimônia de outorga de diploma de jubilamento a advogados de Lages, entrega de credenciais e outras homenagens.

A solenidade, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, em Lages, começou com a composição da mesa, tendo presentes, além da presidente estadual, o presidente da Subseção Lages, Marco Antônio Souza Arruda, o presidente da Caixa de assistência dos Advogados de Santa Catarina (Caasc), Juliano Mandelli, integrantes das diretorias estadual e regional e autoridades.

Além das homenagens, o evento contou com a apresentação do Coral Vozes da Liberdade, composto por crianças da Escola Municipal de Educação Básica Mutirão, regido por Marisa Bunn, e que recebe apoio da OAB.

Novos advogados

O primeiro ato da mesa foi a entrega de novas credenciais a 26 advogados. Cada jovem advogado recebeu a carteira das mãos de algum parente ou amigo, junto à membros da diretoria da entidade. “Todos os jovens advogados estão, desde já, convocados a integrarem nossos quadros da OAB”, pediu o presidente da Subseção, parabenizando os novos colegas que receberam as carteiras.

O presidente destacou que a Comissão da Jovem Advocacia de Lages conta com 40 jovens advogados. “É a maior comissão da nossa instituição, na Subseção Lages.”

“Hoje, sinto uma mistura de sentimentos, porque aqui estão novos colegas advogados, que entram para o Sistema OAB e passam a pertencer à nossa família Obiana. Trabalho todos os dias da minha vida, para que todos os advogados e advogadas, dos quatro cantos do nosso estado, se sintam pertencentes ao sistema OAB. E é assim que quero que vocês se sintam. Vocês são privilegiados, pois 6 milhões de alunos não passam na prova da Ordem. Vocês passaram e estão aqui, recebendo a credencial”, disse a presidente Cláudia Prudêncio.

Jubilamento

Na mesma oportunidade, aos advogados Liliana Marcondes Pinto, Luiz Carlos Ribeiro, Rogério Telmo Ramos, Edson Rogério Bianchini Freitas e João Batista Pinto receberam o diploma de jubilamento, que é concedido a integrantes da OAB com 70 anos de idade e 45 anos de contribuição ou mais. São jubilados profissionais pela OAB/SC desde 1987 e, em 2009, foi uniformizado nacionalmente pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB).

Em seu discurso, representando os jubilados, o advogado Luiz Carlos Ribeiro relembrou um pouco da sua trajetória e agradeceu o reconhecimento recebido.

“Eu vim aqui para agradecer vocês. Se estou aqui como a primeira mulher eleita presidente em 90 anos de história da OAB de Santa Catarina, é porque tive grande homens e mulheres como vocês que permitiram, não só a Cláudia, mas tantas outras mulheres estarem no sistema OAB”, disse Claudia Prudêncio.

Medalha Florisvaldo Diniz

Marcelo Menegotto foi o advogado homenageado com a medalha Florisvaldo Diniz, concedida a ex-presidentes de subseções e é uma referência ao primeiro presidente de uma Subseção da OAB/SC. Florisvaldo Diniz presidiu a OAB Itajaí no período de 1972 a 1973, tendo se dedicado à advocacia por cerca de 60 anos.

Menegotto foi presidente da OAB Subseção Lages entre os anos de 2013 e 2015. Ele relembrou o dia em que colou grau no curso de Direito, falou um pouco sobre a sua trajetória profissional e do dia em que, à frente da instituição, entregou a carteira ao atual presidente da Ordem. “Hoje, você é quem me entrega esta homenagem”, afirmou, dirigindo-se a Marco Arruda.

“Ao Marcelo Menegotto, quero fazer uma homenagem especial como um homem de ordem, porque nós, que estamos no sistema OAB, sabemos o quanto é difícil a caminhada em cargos de gestão. Você se doou à instituição, com sua família, com todos aqueles que fizeram parte daquele momento de gestão da OAB”, agradeceu a presidente estadual.

Escritório Modelo

Ao Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Uniplac – Emaj José Maria Cassiano da Silva, a Ordem dos Advogados do Brasil entregou uma placa comemorativa aos 35 anos de atuação junto à comunidade acadêmica e à população em geral.

Os professores e advogados Aline Elise Debiase Vargas Longo, Ana Mirian Zilioto Viero, Camila Stefanes Oselame, Edgar José Galilheti, Sirlane de Fátima Mello e Tomaz de Aquino Córdova e Sá Filho, juntamente às servidoras Sandra Marcia Eble de Liz e Gabriele Parizotto, bem como o coordenador do curso de Direito, Gregory Palhano Guglielmin, receberam uma placa e declarações com homenagens entregues pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina, Claudia Prudêncio, do presidente da subseção Lages, Marco Antonio Souza Arruda, e o presidente da Caixa de assistência dos Advogados de Santa Catarina (Caasc), Juliano Mandelli.

“Como professora e acadêmica, sempre tive o maior respeito e consideração pelos escritórios modelos do nosso estado. Além de contribuir para a formação dos nossos alunos, atendem à população, prestando serviço para aqueles que mais precisam, os hipossuficientes, com atendimento humanizado “, concluiu a presidente Claudia Prudêncio.

Confira as fotos do evento neste link.

Solenidade reuniu autoridades da advocacia catarinense, em Lages