Postagem

OAB Lages homenageia primeiro presidente e vice-presidente

A 4ª Subseção, da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), homenageou, em solenidade de entrega de credenciais aos novos colegas, o primeiro presidente e o primeiro vice-presidente da instituição: Dr. Edezio Nery Caon (in memorian) e Dr. Ernani Francisco da Rosa.

O evento, realizado na manhã de sexta-feira (28), na sede social da OAB Lages, marcou a largada para as comemorações do Mês do Advogado que contará com o Baile da Advocacia e o Seminário sobre Assuntos Prisionais entre as principais agendas.

Após a entrega da carteira de advogado aos sete novos profissionais do Direito e acolhimento por parte da Comissão do Jovem Advogado e Caixa de Assistência (CAASC), foram iniciadas as homenagens.

“Nosso primeiro presidente foi o doutor Edezio Nery Caon, que teve grande participação social, política e institucional na sua época. Foi ele quem liderou o movimento de criação de uma subseção na região de Lages, que abrangia diversas cidades e comarcas”, explicou o presidente da subseção, Marco Antonio Souza Arruda.

O presidente destacou que a homenagem se deve à reinauguração da placa em homenagem a esses pioneiros, inicialmente instala em frente à sede social da OAB Lages, na gestão do então presidente Delmar Sabatini; a qual foi furtada do local. “Era uma placa de bronze, daquelas antigas. De grande valor”, disse.

“Meu pai era o presidente da subseção. Ajudou a instalá-la e a transformá-la num órgão de proteção à classe da advocacia de todo o Planalto Catarinense. Estou muito satisfeito com o resgate desta placa”, disse Edezio Henrique Waltrick Caon, filho do homenageado, que o representou na solenidade.

A homenagem se estendeu ao companheiro de gestão, o reconhecido advogado Ernani Francisco da Rosa que, aos 97 anos, esteve presente à homenagem. “Ele também, na sua época, foi um dos coordenadores para instalação da primeira associação de advogados aqui na região e está presente nesta solenidade para nos contar um pouquinho dessa história. Vamos entregar uma placa a ele.”

“Este evento nos traz a lembrança de todo o trabalho dos outros presidentes. O Edézio era o líder, professor, filósofo, dono de jornal. Era um homem muito simples, muito modesto. Eu, por exemplo, fui aluno dele na Escola Técnica de Comércio. Nós nos propusemos a trazer para cá o curso superior. É bom relembrar o passado, porque não existe futuro, sem o passado”, destacou o doutor Ernani.

Por fim, foram anunciados dois dos eventos que farão parte do Mês da Advocacia: o Jantar Baile da Advocacia, na noite de 19 de agosto, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA); e o Seminário de Assuntos Prisionais, nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac.

Compartilhe:
Olá, como podemos te ajudar?